Minha primeira pizza vegana

vegan-pizza

A galera da minha academia amada de jiu jitsu ia pra a casa de um de nossos amigos para assistir as lutas do UFC. Todo mundo ia pedir pizza.

A pesar de todo mundo sempre zoar minhas dietas e “operações” bizarras, muitas pessoas ficaram curiosas. Resolvi fazer uma pizza vegana pra levar a nossa festinha, pra provar que comida vegetariana é gostosa. Eu nunca tinha feito pizza vegana antes, então procurei umas receitas na internet e usei várias, modificando do jeito que achei mais apropriado. (Em particular, esta aqui de um dos meus sites preferidos de receitas vegetarianas para atletas, No Meat Athlete.)

Depois de passar o dia inteiro fazendo 2 pizzas veganas, gigantes, e carregando elas com tanta cautela até a casa de nosso amigo, para não estragarem – elas ficaram tão bonitas! – ninguém nem experimentou. Filhos da puta ingratos. Mas tudo bem, beleza, sobrou mais pra mim. Foi uma delícia.

Antes de começar, tenha em mente que sim, você vai levar o dia inteiro pra fazer esta pizza.

Ok? Então vamos lá. São 3 partes: a massa, o molho e o topping.

A massa:

  • Farinha branca
  • Farinha integral
  • Linhaça dourada
  • Sal
  • Fermento biológico
  • Água mourna

O molho:

  • Muitos tomates
  • Alho
  • Cebola
  • Manjericão
  • Sal
  • Azeite

O topping:

  • Tofu
  • Feijão branco
  • Alho
  • Cebola
  • Manjericão
  • Caldo de legumes

Fazendo a massa:

Misture os ingredientes secos (farinhas, linhaça, sal e fermento) numa tigela ou panela grande. Usei 4 copos de farinha branca, 1 de farinha integral e uns colheres de linhaça dourada. Deixe um buraco no meio para adicionar a água, vá adicionando aos poucos, misturando tudo, até vire uma bola de massa. Se ficar muito molhado, adicione mais farinha. Se ficar seco demais, adicione mais farinha. Quando tiver a consistência certa, forme uma bola de massa e deixe a bola crescer (2-3 horas) até dobrar em tamanho. Depois, amasse e coloque na forma (bem fina, com um pouco de farinha na forma para não grudar).

O molho:

Se não quiser fazer molho caseiro, pode usar um molho de saquinho ou lata. Ou se já faz um molho do seu jeito, pode fazer. Para fazer molho do jeito que eu faço, corte muitos, muitos tomates. Bata no liquidificador com um pouco de sal e azeite. Numa frigideira, coloque um pouco de azeite ou óleo com o alho e cebola (e outros temperos). Adicione o líquido do tomate e cozinhe, sobre fogo baixo, até vire molho de consistência desejada. Depois de cozinhar, adicione os temperos frescos verdes (cebolinha, manjericão).

O “topping”:

Deixe o tofu em cubos numa tigela com um pouco de azeite (ou caldo de legumes se quiser) com um pouco de sal.  Cozinhe o feijão branco – cozinhei dentro do caldo de legumes, com alho, cebola, sal e cebolinha. Cozinhe bem. Depois, vá misturar tudo – o feijão branco com o tofu no liquidificador. Se tiver processador de comida, é bem melhor, mas já que não tenho, usei liquidificador mesmo. Vai ficar bem grosso, é assim mesmo. Depois, cozinhe a mistura numa frigideira (com alho e cebola ao gosto) para ficar um pouco mais grossa e firme.

E a pizza! Finalmente!:

Coloque a massa no forno durante uns minutos para cada lado, para já pegar forma. Tire do forno e coloque o molho em cima, depois a mistura branca (feijão e tofu).  Em cima, coloque umas fatias de tomate e manjericão para ficar bonitinho. Leve de volta ao forno e deixe cozinhando um tempo – depende no seu forno e o tamanho da pizza – entre 50 minutos até 1 hora e 15 minutos.

Vóilà! Pizza vegana e saborosa. Lógico que pode modificar essa receita ao seu gosto (pode até usar molho de lata e massa já pronta, para economizar tempo) e colocar vários outros legumes no topping. Ficou bem gostosa e já fiz vários outros tipos depois, experimentando com outros sabores. Aquela mistura de feijão branco e tofu, já usei no lugar de “queijo” em outras receitas e comi direto no pão – é muito boa!

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